Instalação do PostgreSQL

Neste tutorial vamos instalar o PostgreSQL 8.4 no Windows 7 Professional.

Faça o download da versão 8.4.8-1 para Windows do PostgreSQL:

http://www.enterprisedb.com/products-services-training/pgdownload

Execute o instalador baixado (arquivo postgresql-8.4.1-1-windows.exe).

Aparecerá a tela de boas vindas.



Clique no botão “Next”.


Será solicitada a escolha de um diretório raiz para a instalação do PostgreSQL. Por padrão a instalação ocorre no diretório “C:\Program Files\PostgreSQL\8.4”.



Clique no botão “Next”.


Será solicitada a escolha de um diretório de armazenamento dos dados do banco. Por padrão a instalação ocorre no diretório “C:\Program Files\PostgreSQL\8.4\data”.



Clique no botão “Next”.


Será solicitada a escolha da senha do super-usuário do banco de dados. Digite a senha escolhida e repita-a no segundo campo para a confirmação.



Clique no botão “Next”.


Será solicitada a escolha do número da porta, a ser utilizado por outras aplicações para conectarem-se ao banco de dados. Recomenda-se deixar o padrão 5432.



Clique no botão “Next”.


Na próxima tela será solicitada a escolha da localidade, para as configurações de linguagem da interface e formatos de data. Selecione “Portuguese, Brazil”. Nesta mesma tela você também pode escolher se deseja que a linguagem pl/psql seja instalada.



Clique no botão “Next”.


A próxima tela apenas informa que o instalador está pronto para iniciar a instalação.



Clique no botão “Next”.


Aguarde a instalação terminar.



Clique no botão “Next”.


Pronto, a instação está conculída. Caso queira instalar complementos ao PostgreSQL deixe marcada a opção “Launch Stack Builder at exit?”. Senão, desmarque esta opção.



Clique no botão “Finish”.


A partir de agora você pode gerenciar seu banco de dados através da aplicação pgAdmin, que oferece uma interface gráfica pra tanto.



Você também pode gerenciá-lo através do prompt de comando, chamando o comando “psql” na pasta “bin” dentro do diretório de instalação do PostgreSQL (para o diretório padrão da instalação, é a pasta “C:\Program Files\PostgreSQL\8.4\bin”).


No exemplo abaixo, estou chamando o comando psql passando o nome do usuário “postgres” como parâmetro. Para maiores detalhes sobre os parâmetros, chame o comando “psql --help”.



Para mostrar a lista de comandos do psql digite “\?”. Para mostrar a lista de comandos SQL digite “\h”. Para sair do psql digite o comando “\q”.
Para executar o psql de qualquer diretório, adicione o caminho da pasta “bin” do PostgreSQL à variável de ambiente “Path” do Windows.

A mensagem de aviso da imagem acima ocorre porque a página de código padrão do prompt de comando do Windows difere da utilizada pelo psql. Para evitar este problema, temos de alterar a página de código do prompt de comando do windows. Para isso, antes de chamar o psql, digite o comando "cmd /c chcp 1252".



Isto vai recarregar o prompt de comando com a página de código utilizada pelo psql. Porém, a fonte padrão do prompt de comando não é adequada para esta página de código, tendo de ser alterada. Para tanto, clique com o botão direito do mouse sobre a barra superior da janela e selecione a opção "Propriedades".



Na aba "Fonte", selecione a fonte "Lucida Console" e clique no botão "OK".



Pronto, agora você pode chamar o comando psql sem problemas.


Um comentário:

Anônimo disse...

Eu gosto de usar com o PostgreSQL – Free ferramenta Valentina Studio, faz tudo o que eu preciso, e faz isso muito bem http://www.valentina-db.com/en/valentina-studio-overview

Postar um comentário