Cliente Presente

Fui a uma formatura esses dias e o paraninfo tinha uma frase de cumplicidade com seus afilhados que era algo como "Tamo junto". A origem da frase remetia ao fato de tanto o professor como os alunos estarem no mesmo lado, trabalhando pela formação acadêmica todas as sextas a noite e sábados dia todo. Alguns dias depois, fui a um evento de testes onde o palestrante pediu para os presentes se apresentarem. Após um membro da platéia se definir programador, surgiu a piadinha "Temos um inimigo na trincheira."

Essas duas situações me fizeram refletir um pouco sobre algumas práticas ágeis e como elas são importantes para o sucesso do sistema. Uma delas, definida como Cliente Presente (do original em inglês On-site Costumer) e preza que todos os colaboradores de um projeto devem sentar juntos, formando um time. Com isso, absolutamente todos são contribuintes em uma equipe ágil. Vale para equipe técnica e para clientes. Principalmente para o segundo grupo, essa atuação vale em qualquer ponto onde a possam exercer, como na definição de prioridades e/ou criação de testes. Assim, acaba acontecendo que cada um dos papéis possíveis não seja necessariamente propriedade exclusiva de um indivíduo.

Aqui no ELSA, essa prática é bastante real e fácil de ser observada. Temos uma equipe epidemiológica perto e sempre presente nas definições, análises e testes, facilitando muito o trabalho da equipe de desenvolvimento. Sendo a estrutura organizacional do projeto construída sobre um modelo de colegiado, possuir pessoas capacitadas a garantir o papel de Product Owner geograficamente vizinhas às atividades de análise, programação e testes é fundamental. No caso específico dos releases, seus testes de aceitação, complementares aos testes feitos pela equipe durante o desenvolvimento, nos garantem o sucesso das novas versões do sistema que são visíveis aos outros centros do estudo.

É bom saber que aqui estamos mais de acordo com o paraninfo. Se todos os membros da equipe querem o sucesso do mesmo software, a quem serve criar inimizades no grupo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário